Tuesday 14 March 2017

The Review: ModaLisboa Boundless

A ModaLisboa Boundless, enquadrado na Lisboa Fashion Week, decorreu de 9 a 12 de Março no CCB - Centro Cultural de Belém - e no Museu Coleção Berardo, em Lisboa. Ao longo de 4 dias,  além dos desfiles de 16 nomes da moda nacional, que deram a conhecer as suas sugestões outono- inverno 17/18, o evento contou ainda com diversas iniciativas na agenda.

Foto: ModaLisboa

O primeiro dia ficou marcado pela Fast Talks, uma ação que reuniu grandes personalidades do mundo da moda, entre elas, Marko Matysik, editor da Vogue China e Vogue Japão, Mário Jorge Silva, diretor executivo da empresa portuguesa Tintex e Patrick Duff, fundador da Global Fashion Exchange. A conversa foi em torno da questão: "Sustentabilidade na Moda: porquê e como?", onde se tratou questões ambientais e éticas, relacionadas com a indústria da moda, como o uso excessivo de recursos têxteis e humanos.

Na sexta-feira, dia 10, arrancou "Sangue Novo", uma ideia que, edição após edição, permite que jovens criadores mostrem o seu talento e dedicação e partilhem o seu gosto pela moda. Este ano, a iniciativa contou com 8 participantes - Alexandre Pereira, Carolina Machado, João Oliveira, Liliana Afonso, Mariana Laurência, Micaela Sapinho, Rita Afonso e Rita Carvalho -, que apresentaram coleções surpreendentes, expressando diferentes inspirações, desde a Google Street View à obsessão pela "selfie".
Na mesa de júris esteve presente figuras célebres do panorama nacional e internacional da moda, como Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa e o diretor criativo da Vogue Brasil, Paulo Mariotti. A escolha não foi fácil, mas no fim apenas 2 jovens foram premiados.
João Oliveira foi distinguido com o Master Level Certificate in The Fashion Area, com a sua coleção "Society", inspirada no citadino com sobreposições e oversize.
O trabalho "Sou jarra, mas eu grito" de Rita Afonso foi também reconhecido pela sua originalidade e criatividade e em junho, a jovem irá representar Portugal na próxima edição do Festival de Moda Holandês, em Maastricht.

Foto: Revista Maxima

Paralelamente aos desfiles, decorreu o WORKSTATION, uma união entre a Moda e o mundo da Fotografia, onde o verdadeiro lado da moda foi captado, segundo a perspetiva e a visão de 3 fotógrafos - Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo.
A plataforma WONDER ROOM foi uma outra iniciativa da ModaLisboa, que uniu 16 marcas portuguesas da área do design com o intuito de ligar a procura à oferta real, criar uma atmosfera de diálogo e de partilha de experiências entre produtores, artistas e criadores.

Na passerelle do CCB, 16 designers mostraram as suas coleções para a próxima estação. Ricardo Preto optou por um registo clássico e elegante, com tons mais escuros e um jogo de silhuetas geométricas e femininas.

Foto: Revista Maxima

Ricardo Andrez mostrou a coleção "Venus as a boy", num estilo alternativo, citadino, desportivo e 100% boundless - sem limites. Felipe Faísca escolheu os volumes, o cabedal e a seda para delinear as suas criações da "Caleidoscópio".
Nuno Gama encerrou a onda de desfiles de mais uma edição de sucesso da ModaLisboa, contando uma história com uma coleção masculina, num jogo de cores e um labirinto de texturas e pormenores.


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